Vapor Arquitetura

Escritório de arquitetura situado em São Paulo dedicado a pesquisa e a edificação. A coêrencia das soluções, com rigor tecnico adequado são premissas do escritório frente às dinâmicas atuais da construção e do meio ambiente. É uma constante nos projetos a experimentação, a racionalidade da construção e a pesquisa por uma arquitetura brasileira em diálogo com a região tropical.

Trabalhos em diversas escalas e usos; dentre as obras realizadas estão: nova Casa de Francisca em edifício tombado pelo Condephat no centro histórico de São Paulo, Retrofit do edifício Magdalena Laura em São Paulo, Restaurante Tuju, Cora Restaurante em São Paulo, e o projeto Termômetros para a Trienal de Arquiteura de Lisboa.

Fundado em 2013, como Vapor 324, por Fabio Riff, Fabrizio Lenci, Rodrigo Ferreira Oliveira e Thomas Frenk. Em 2019 separam-se as frentes de intervenção em Vapor Arquitetura, Vapor Filmes e Vapor AT (arte e tecnologia), direcionando as áreas de atuação por cada sócio. Rodrigo, a frente da arquitetura desde o início segue como diretor da Vapor Arquitetura.


Direção
Rodrigo Ferreira Oliveira

Colaboradores
Michael Terra, Steffi Yamamuro

Colaboradores anteriores

Simone Shimada, Bruno Lopes, Fernanda Zotovici, Ana Carolina Mello, Beatriz Rocha, Paula Mattos, Delia Sloneanu, Zique Lique, Beatriz Ataide, Nabila Sukrieh, Camila Stump, Tina Niesser, Thiago Mendes, Pedro Ivo, Anita Freire, Doda Lobo, Tiago Nakada





Rodrigo Ferreira Oliveira

Arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade_AEAUSP em 2009, com o trabalho de graduação “Habitar a água – formas de ocupação do nosso interior”, orientador Prof. Newton Massafumi; Trabalhou com Pedro Mendes da Rocha em 2010 e com o Nitsche arquitetos em 2012. Neste periodo tambem faz parte do grupo de associados da Goma Oficina. Foi docente assistente pela Escola da Cidade de 2012 a 2015. Em 2013 funda a Vapor 324 com trabalhos nas áreas de arquitetura, filmes e design. Desde 2020 é socio diretor da Vapor Arquitetura.



Premiações:

2021
Prêmio IAB.SP 2021 – edição centenário, categoria interiores e design – enfoque sustentabilidade e cuidado ao entorno com o projeto do Cora Restaurante.

2020
Grupo de finalistas no concurso “Äfrican House design competition” organizado pelo Archstorming.
Vencedor da categoria Bem resolvido no Prêmio da revista Casa e Jardim com o apartamento Antônio Bicudo.

2018
Menção honrosa na premiação do IAB 75 anos – categoria edificação comercial - obra construída com o projeto da Galeria Pamplona.

2016
Menção honrosa no concurso público nacional de “Idéias para elementos de mobiliário urbano”, organizado pela SP Urbanismo.
Menção honrosa no “Prêmio de arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2016” com o projeto do restaurante Tuju.

2015
Prêmio de 1̊ lugar na categoria bares e restaurantes do prêmio “O melhor da Arquitetura Revista Arquitetura e Construção - 2015” com o projeto do restaurante Tuju.

2013
Exposição na Trienal de Arquitetura de Lisboa na colaboração de São Paulo para o “Planning for Protest”, um projeto de: Ben Allen Kwy, James Bae Kwy, Ricardo Gomes Kwy, Shannon Harvey, Public Address e Adam Michaels Project Projects.


CONTATO

vapor@vaporarquitetura.com

11 3331 9017 / 11 99956 0773
Largo do Arouche 396 cj. 35 São Paulo, Brasil

@vapor_arquitetura