doutores da alegria
2024
São Paulo

Projeto para a sede dos Doutores da Alegria em uma sala comercial no edifício Conde Prates, localizado na esquina do Viaduto do Chá com o Anhangabaú.

O desejo inicial de aproveitar os visuais do centro da cidade levou à decisão de manter a sala da sede completamente aberta e envidraçada, preservando as características originais do espaço. Dessa forma, foi proporcionado um ambiente amplo e integrado, que "se debruça" sobre a cidade, permitindo uma conexão visual única com o entorno urbano inserido.

×

A nova sede da organização é composta por áreas com estações de trabalho, salas de reunião, uma pequena midiateca, espaço para ensaios e pequenas apresentações, área de descanso, copa e depósito.

A organização programática do projeto se baseia em concentrar todos os ambientes com caráter privativo na faixa coincidente ao núcleo central do edifício. Isso permite que a faixa livre restante seja destinada aos espaços de uso comum e as estações de trabalho utilizadas no dia a dia.

×

A sala de ensaio se configurou como um espaço flexível, possibilitado pelo fechamento leve em cortina acústica – um elemento surpresa que transforma o espaço. Quando a cortina é fechada, sua cor vermelha irradia um calor acolhedor no ambiente, remetendo a imagem simbólica da chegada dos artistas dos Doutores da Alegria nos hospitais.

Como os ensaios são esporádicos ao longo da semana, a sala de ensaio se transforma, nos períodos sem apresentações, em um redário e em uma ampla varanda voltada para o Centro de São Paulo.

×

O projeto priorizou o melhor aproveitamento e redistribuição do mobiliário existente, proveniente da antiga sede da organização. Essas peças, produzidas pela marcenaria Baraúna na década de 90, foram integradas ao novo espaço. Dessa forma, para compor o ambiente, foram combinados novos materiais, como piso vinílico colorido e amadeirado, forro acústico, divisórias com caixilhos de alumínio e, por fim, a cortina retrátil de veludo vermelho.

A combinação da paleta cromática, das novas materialidades e dos móveis flexíveis e originais resultou em um espaço de trabalho renovado e dinâmico, que mantém o diálogo com a identidade da instituição.

×

×

×

×


ficha técnica:

projeto: Sede Doutores da Alegria
localização: São Paulo, SP
ano do projeto: 2024
ano da obra: Em andamento
área construída: 280m²
autores: Vapor Arquitetura
colaboradores: Michael Terra, Steffi Yamamuro