galeria pamplona
2017
São Paulo

Reforma de edificação existente de 1942, com a preservação da sua volumetria principal e adição de área construída para a instalação de novo programa de uso misto: pequeno teatro, salas de ensaio, espaços de trabalho, e áreas comerciais. O projeto contou com a inserção de novo edifício na área posterior do lote, em configuração de edícula conforme o código de obras aprovado pelo novo plano diretor do município de São Paulo, de 2002. Com as metragens máximas permitidas pelo lote a nova edificação cria importantes relações com a casa existente, as relações de altura e profundidade do vazio entre as construções, a nova definição dos percursos guiada pela inclusão de novos componentes arquitetônicos complementares (passarela, escada externa e marquise), e as relações espaciais entre os pavimentos do conjunto. A nova edificação conta com muros de arrimo em cortinas de concreto, empenas laterais em blocos de concreto aparentes e grautiados, e vigamentos metálicos com laje steel deck para conformação dos pavimentos.

×
×

Na cobertura, pequeno trecho de laje para as instalações, um pequeno lanternim junto ao muro de divisa e trecho em cobertura de telha termoacústica. Na fachada uma caixilharia em estrutura metálica, otimizando a transparência para a casa existente. Na casa, todos os acabamentos e instalações foram substituídos ou reformados. Na parte frontal voltada para a rua definiu-se uma pequena loja, e ao lado uma nova jardineira em concreto suspensa por pilares metálicos configura a nova entrada à galeria.

×
×

×
×

×

×
×

×
×

×

×

×
×

×
×

×

×
×

×
×

×

×


ficha técnica:

projeto: Galeria Pamplona
localização: Jardim Paulista – São Paulo, SP
ano do projeto: 2016
ano da obra: 2017
area construída: 420m²
autores: Rodrigo Ferreira Oliveira, Thomas Frenk, Fabrizio Lenci, Fabio Riff
colaboradores: Bruno Lopes, Fernanda Zotovici
complementares: estrutural - Jairo Corrêa Junior / instalações - Patrick Irmão (Sued Company) / paisagismo - Flávia Tiraboschi
fotos: Pedro Napolitano Prata
premiação: Menção honrosa na premiação do IAB 75 anos – categoria edificação comercial - obra construída